quarta-feira, setembro 13, 2006

O inicio

Arnaldo,

É para mim um grande prazer receber notícias tuas !

Eu entendo (e acho que é normal) que realmente nem sempre houve e nem sempre haverá temas de conversa que regularmente poderão suscitar o interesse e a viva participação de todos neste nosso espaço
ee80s@dei.uc.pt que o Mário Rela muito gentilmente nos proporcionou mas que, infelizmente, tem tido muito pouca ou quase nenhuma utilidade. Penso que a intenção dele ao criar este espaço não tem nada a haver com o que este espaço tem sido até hoje.


Lembro-me que, de vez em quando, o João Nunes aproveitava este espaço para divulgar informações sobre a Ordem dos Engenheiros. Bom...nunca mais ele mandou nada ? Será que a Ordem fechou ? Será que ele fartou-se de alguma coisa ?

Lembro-me que o Ramiro também fez uso deste espaço algumas poucas vezes.
Lembro-me de alguns poucos emails enviado por ti, pela Graça, Simões, Vergas e por mais alguns poucos. Os outros (a maioria) têm sido meros "espectadores" passivos.

Alguns de nós, talvez por falta de interesse e outros, talvez, por falta de tempo e outros ainda muito certamente pela avançada PDI têm estado 100% ausentes neste espaço.

Ora, se ninguém tiver tempo, interesse ou motivo para, com alguma regularidade, mantermos uma conversa agradável, acho que não custa nada (será ?) cada um de nós, de vez em quando, partilhar com os outros alguns emails com temas humoristicos ou outros que julgue ser interessante para todos (ou quase todos).

É claro que esse desinteresse, entre outras causas, também tem muito a haver com a PDI. Quanto mais avançada for a PDI maior é o desinteresse em relação a muitas coisas que, quando jovens, adoravamos ! Em alguns casos, a PDI é tão forte que pode mesmo causar o desinteresse por certas amizades do passado. Em alguns casos mais graves, quando a Distância e a PDI se juntam numa mesma pessoa o efeito é simplesmente impressionante.

Acredito que o simples acto de, regularmente, enviar e compartilhar emails com anedotas ou outros temas eventualmente interessantes ajuda a manter vivo o que restou das relações humanas que estabelecemos no passado e que, no que me diz respeito, tenho muito boas recordações. Se pudesse, eu não me importaria nada em regressar ao passado. E se dependesse de mim, eu voltaria a escolher os mesmos colegas e voltaria a fazer as mesmas amizades !

A "regularidade" com que envio emails para o nosso espaço
ee80s@dei.uc.pt é a forma que encontrei para cobrir as minhas ausências nos almoços que (raramente) vocês organizam e sentir-me "virtualmente" mais próximo de vocês!

Acredito que, alguns de nós sejam mais sensíveis que outros no que toca ao valor que actualmente atribuem às afinidades e aos sentimentos de companheirismo, camaradagem, amizade e solidariedade que nos uniu no passado. Quanto valerá isso hoje ?! Que utilidade terá isso hoje ? E que é que se ganha com isso hoje ? Valerá a pena a persistência ?

Talvez eu seja tão simplesmente mais um pobre saudosista (no bom sentido do termo). E, se calhar, nem todos somos tão saudosista quanto pensavamos que eramos na altura em que o Mário Rela se predispôs a criar este espaço. Será este o nosso "problema" ?!

Um grande abraço.

Van-Dunem


Como tudo na vida há um ínicio.
Esta mensagem entre colegas despoletou este espaço.
Um espaço que partilharemos quando quizermos, quando viermos, sobretudo para "matar" essas malditas saudades.


Sem comentários: