Curso de Formação: "Concepção de Estruturas. Métodos Expeditos de Pré-dimensionamento"
ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção
Inserido no conjunto de acções de formação para actualização e aperfeiçoamento profissional nas áreas das Ciências da Construção que o ITeCons tem vindo a dinamizar, destaca-se uma das próximas acções destinadas a técnicos de nível superior:
"Concepção de Estruturas. Métodos Expeditos de Pré-dimensionamento"
Breve curso de formação, com 30h lectivas. Leccionado pelo Engº. Celestino Quaresma, em acção de formação que decorrerá na Universidade de Coimbra, de 16 de Março a 20 de Abril de 2007.
Pretende-se transmitir sensibilização qualitativa e quantitativa para a fenomenologia envolvida no funcionamento dos diversos tipos de estruturas. Pretende-se fomentar o hábito de, com base na sensibilidade do seu funcionamento, conceber e dimensionar a estrutura que vai ser analisada, com base em cálculos muito expeditos, de modo a obter ordens de grandeza que permitam aceitar ou rejeitar os valores obtidos no cálculo automático.
Informação mais detalhada sobre este curso de actualização e outras acções de formação dinamizadas pelo ITeCons, nas áreas das Ciências da Construção, pode ser consultada no website do ITeCons em: http://www.itecons.uc.pt/formacao.php?all=1.
Os membros da Ordem dos Engenheiros usufruirão de desconto de 10% sobre o preço da inscrição.
Visita Guiada à Zona de Intervenção do Metro-Mondego
08 de Março de 2007
A Metro-Mondego, S.A. reiniciou no final do ano de 2006, os trabalhos de desconstrução da Baixa de Coimbra para abertura do canal para o Sistema de Mobilidade do Mondego.
Os trabalhos têm decorrido dentro da normalidade com o apoio de várias empresas e técnicos especialistas em diversas áreas que vão desde a engenharia, segurança, assistência social, etc.
Neste âmbito convidam-se os membros da Ordem dos Engenheiros, para estarem presentes numa visita guiada à zona de intervenção, que irá decorrer no próximo dia 08 de Março, onde participarão as entidades que têm colaborado com a Metro Mondego, conforme o seguinte programa:
16.00h Visita guiada à obra
18.00h Palestra com intervenção das seguintes entidades :
o ITEcons ( acompanhamento técnico)
o Cor. Carlos Gonçalves (assessoria no âmbito da Protecção Civil)
o Luís Monsanto (Coordenação de Segurança)
o Agripro Ambiente (Gestão ambiental)
20.00h Jantar no Restaurante “A Democrática”
Os interessados em participar nesta visita deverão efectuar a sua inscrição através do e-mail: correio@centro.ordeng.pt, até ao próximo dia 01 de Março.
Exposição de Pintura e Escultura: “Ritmos”
Inauguração dia 01 de Março
O Conselho Directivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros tem a honra de convidar Vª Exª para a inauguração da Exposição “Ritmos”, da autoria de Santos Carvalho (Escultura) e Urbano da Cruz (Pintura), a ter lugar pelas 18h00 do próximo dia 01 de Março.
Será servido um Porto de Honra.
Esta exposição estará patente na Sede Regional da Ordem dos Engenheiros (Rua Antero de Quental nº 107 – Coimbra) até ao próximo dia 29 de Março.
A Engenharia Portuguesa, como instrumento do desenvolvimento sustentado
27 de Fevereiro de 2007
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) está a promover, durante o ano de 2007, um Ciclo de Conferências, subordinadas ao tema “O Futuro da Engenharia”. Todas as sessões são de entrada gratuita, abertas ao público em geral e serão no Auditório do ISEC, às 21:30h nas últimas 3ªas feiras de cada mês. Para debater este tema foram convidados as pessoas que mais influenciaram a engenharia portuguesa nos últimos 20 anos. Assim, no próximo dia 27 de Fevereiro de 2007 pelas 21:30h, 3ªfeira, no Auditório do ISEC, teremos connosco Henrique Neto, fundador da Ibermoldes e vice-presidente da AIP (Associação Industrial Portuguesa), que apresentará o tema “A Engenharia Portuguesa, como instrumento do desenvolvimento sustentado”.
Alguns dos tópicos a abordar por Henrique Neto: O ensino da engenharia e os constrangimentos provocados pela ausência de uma cultura científica sólida. Os caminhos da facilidade. O ensino da matemática. As necessidades das empresas. Engenharia e a gestão. A proletarização da engenharia. A importância do projecto na engenharia. Engenharia e competitividade.
Nesse sentido, vimos por este meio convidar V. Exas. a participar no evento acima referido afim de reflectirmos em conjunto acerca do futuro da engenharia portuguesa num mundo global.
Sem comentários:
Enviar um comentário