terça-feira, dezembro 19, 2006

terça-feira, dezembro 05, 2006

É do camandro! (genial)

É do camandro!



Ruben de Carvalho
Jornalista
rubencarvalho@mail.telepac.pt

 

 

Meu, não dá para te passar tudo, mas é uma cena... Como é que t'hei-de dizer, assim uma cena um bocado marada que não dá prá agarrar logo! Tem bué de words novas, tu nem tosgas, eu pelo menos vejo-me à rasca. A profe também anda bimba com a cena, parece que não topa peva, é assim uma cena toda nova. A quelas gaitas ca gente teve de encornar - os adjectivos, os verbos, essas cenas, 'tás a ver - agora tem tudo outros nomes, bué de compridos e depois cada cena com uma data de nomes.

Por causa daquele baril que no outro dia dizia na televisão que o fora de jogo "era consoante o árbito", até copiei a cena das consoantes que vem no paper: passou a haver consoantes surdas e sonoras mas, aguenta-te aí, que depois tens consoante oclusiva, fricativa, nasal, oral, lateral, vibrante e africada. Esta do africada julgo que é por causa dos blacks, e a minha miúda, que costuma ler os jornais, ficou lixada, diz que lhe parece é uma cena um bocado racista !

A cho que é uma lei que os políticos fizeram e depois os profes têm de andar com a cena e a gente é que amoxa! Passas a ter de meter nos cornos que há verbo principal impessoal, verbo pessoal intransitivo, verbo principal transitivo directo, verbo principal transitivo indirecto e verbo principal transitivo directo e indirecto, uma cegada! Lá o que são verbos, ainda perguntei ao meu velho lá em casa e o gajo lá disse umas coisas, até falou da cena do transitivo, mas aí já foi muita areia - mas agora isto tudo!

E, ainda por cima, dizem que é para a maralha aprender a escrever, a criar, como eles dizem, uma cena de "hábitos de leitura"! Topas, um gajo a querer ler uma cena numa curte porreira e vêm com esta trapalhada, mais vale um tipo agarrar as words do inglês, que dão para o computas e a malta até topa logo.

Houve um gajo - penso que é do sindicato ou uma cena assim, mas é fixe, alinha com a malta - que me disse que isto vem tudo do mesmo sítio, dos mesmos cromos do Governo e do Ministério que também andam a despedir os profes, a inventar aquela cena marada das "aulas de substituição", a correr com o pessoal que tratava lá da cantina e tudo isso, a fazer um granel do camandro nesta cena toda.

A minha esperança é que agora, com o TLEBS (topas? A Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário) isto vai ficar uma curte muito mais fixe e vou ler o Fernando Pessoa.

 

 

quarta-feira, novembro 15, 2006

Coimbra 1979

Lembram-se como "ela" era?
Fantástico, como tudo evoluiu! Há mais neste site sueco!!!!
http://www.ss.se/forum/viewtopic.php?p=40022&highlight=#40022

sexta-feira, novembro 10, 2006

Ordem dos Engenheiros: Sessões de Engenharia

 

Sessões de Engenharia

Próximas Sessões

 

Data: 13 de Novembro

Sessão: Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente, Segurança e Cadeia de Responsabilidade  no grupo Portucel Soporcel

Oradores: Engª Laura Costa  (SOPORCEL - grupo Portucel Soporcel)

Hora: 18h30

Local: Sede Regional da Ordem (Rua Antero de Quental nº 107 – Coimbra).

 

Data: 14 de Novembro

Sessão: Projectos de Linhas de Média Tensão

Oradores: Eng. José Cardoso (EDP Distribuição - ARBI).

Hora: 18h30

Local: Sede Regional da Ordem (Rua Antero de Quental nº 107 – Coimbra).

 

Data: 20 de Novembro

Sessão: Efeitos Ambientais da Exposição a Campos Electromagnéticos

Oradores: Eng. Isabel Lança (Centro Regional de Saúde Pública do Centro)

Hora: 18h30

Local: Sede Regional da Ordem (Rua Antero de Quental nº 107 – Coimbra).

 

 

Novo Regime do Arrendamento Urbano: Honorários dos Técnicos

 

Caro (a) colega

 

Na sequência do seminário sobre a Intervenção dos Engenheiros Civis nos processos de Avaliação de Imóveis, como consequência da nova lei do Arrendamento Urbano, enviamos, em anexo, a Portaria 1192-B-2006 de 3-11, que define essa intervenção.

Os honorários dos técnicos que irão proceder às vistorias foram fixados em 3/4 de Unidade de Conta (EUR 66,75 até 31/12.)

Ver artigo 13º.

 

Com as mais cordiais saudações.

 

Celestino Flórido Quaresma

Ordem dos Engenheiros - Região Centro

Presidente do Conselho Directivo

 

 

Horário de Atendimento ao Público na Secretaria da Sede Regional em Coimbra

 

Tendo-se vindo a registar uma crescente procura dos serviços regionais da Ordem durante a hora de almoço, o Conselho Directivo Regional (CDRC) pondera a hipótese de  poder vir a alterar o horário de funcionamento da secretaria com vista a ir de encontro às necessidades do  maior número possível de membros.

Neste sentido e face aos recursos humanos disponíveis para o atendimento ao público (cujo número não se prevê que venha a aumentar a curto/médio prazo) é possível desenhar duas alternativas ao horário actual de funcionamento por forma a assegurar um horário de atendimento contínuo.

 

Hipótese 1 –  dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 (horário actual, com 7 horas diárias de atendimento ao público).

Hipótese 2 -  dias úteis das 09h30 às 17h30 (alternativa com horário contínuo, com 8 horas diárias de atendimento ao público).

Hipótese 3 -  dias úteis das 09h00 às 17h00 (alternativa com horário contínuo, com 8 horas diárias de atendimento ao público).

 

Face a estas três hipóteses o CDRC gostaria de auscultar a opinião dos membros no sentido de identificar qual o horário de atendimento mais conveniente, solicitando que enviem até ao próximo dia 17 de Novembro um e-mail para: eventos@centro.ordeng.pt, indicando qual a hipótese que consideram mais adequada  para o horário de atendimento ao público na secretaria da Sede Regional em Coimbra.

 

Humor negro

sexta-feira, outubro 27, 2006

Àgua a rodos.



Foi assim, esta 4ª feira, em Coimbra.

segunda-feira, outubro 23, 2006

quinta-feira, outubro 19, 2006

Alguém fez esta cadeira à primeira?

Grande Máquina




ENER1000

Um fantástico cartão de CPU com 2 K de EPROM , um cartão 64/128 KB de DRAM e muito mais .... que podem ver em:

http://piano.dsi.uminho.pt/museuv/1980a1989.html

Traduzido pelo Chairman

Ordem dos Engenheiros: Próximas Actividades

Jantar Debate: “A Ética nas Profissões Liberais”

Com a presença do Prof. Doutor João Lobo Antunes

 

A REPÚBLICA DO DIREITO – Associação Jurídica de Coimbra e o FÓRUM REGIONAL DAS PROFISSÕES LIBERAIS convidam para o JANTAR / DEBATE  a realizar no dia 30.10.2006, pelas 20 horas, no Hotel D. Inês, em Coimbra, em que o Prof. Doutor JOÃO LOBO ANTUNES proferirá uma palestra subordinada ao tema : “ A ÉTICA NAS PROFISSÕES LIBERAIS”.

 

Preço: € 17,50 ( pagamento no local)

 

INSCRIÇÕES: até ao dia  25.10.2006

 

República do Direito:

Tel : 239854630 - Fax : 239854639

E- mail:  dir@republicadireito.com

 

Fórum Regional do Centro das Profissões Liberais

Ordem dos Engenheiros

Tel.  239855190  -  Fax: 239823267

E-mail: correio@centro.ordeng .pt

 

“ E é altura de contar uma história . Há algum tempo fui procurado por uma firma de advogados portugueses  que pediu uma audiência para um grupo de advogados estrangeiros. Quando nos encontrámos, percebi que estavam ao serviço de uma das maiores tabaqueiras multinacionais, que procuravam arregimentar peritos para defenderem a sua causa em próximos litígios que começariam  a surgir em Portugal. Tendo eu alguma notoriedade na cena médica, pretendiam socorrer-se de mim para ser útil à sua causa. A conversa foi muito curta, quase instantânea, porque lhes declarei logo a minha posição radical contra o tabaco. Cumprimentaram e saíram. É possível que encontrem alguém que a troco de uma bela maquia defenda argumentos favoráveis à sua causa “.

 

in “ Sobre a Mão e Outros Ensaios “ JOÃO LOBO ANTUNES

 

 

Debate Nacional Sobre Educação

Jantar Debate Organizado pelo

Fórum Regional do Centro das Profissões Liberais

Coimbra, 23 de Outubro, Hotel D. Inês

 

Está em curso um Debate Nacional sobre Educação (DNE) que foi promovido pela Assembleia da República conjuntamente com o Governo e cuja organização foi cometida ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Este Debate pretende ser um momento mobilizador de toda a sociedade portuguesa para a discussão sobre as questões relacionadas com a Educação e as Escolas, que a todos dizem respeito.

É a participação de todos que garante a abertura e a pluralidade de opiniões que se pretende assegurar e que abre portas a uma maior assunção de responsabilidades.

O foco principal do Debate é a pergunta "Como vamos melhorar a Educação nos próximos anos?"

Atento a este desafio o Fórum Regional do Centro das Profissões Liberais vai promover um jantar debate a realizar no próximo dia 23 de Outubro, pelas 20h00, na Sala Santa Clara do Hotel D. Inês. O tema central do debate será “Metas e Medidas Prioritárias” e honra-nos com a sua presença o Senhor Coordenador do DNE, Professor Doutor Joaquim Azevedo.

As inscrições para este jantar debate poderão ser efectuadas até ao próximo dia 20 de Outubro, mediante o preenchimento da ficha de inscrição (que segue em ficheiro anexo) e o envio para: Ordem dos Engenheiros, Rua Antero de Quental nº 107, 3000-032 Coimbra. O preço da inscrição é de 20 Euros.

Para mais informações acerca do Debate Nacional Sobre Educação aconselhamos a consulta do Site: www.debatereducacao.pt

 

 

 

 

 

 

 

 

Nós estudamos aqui!


Mais informações em www.topuniversities.com

quarta-feira, outubro 18, 2006

NÃO FOI POR CAUSA DO SÓCRATES...


















Acompanhavam esta prosa as assinaturas em formal papel azul de 25 linhas, que por si só já vale como peça de museu. Ainda se usará em alguma coisa?

São os loucos de Coimbra...

terça-feira, outubro 17, 2006

terça-feira, outubro 10, 2006

NFPA escolhe Portugal para a sua 1.ª Conferência

Centro de Congressos do Estoril19 e 20 de Outubro

1.ª Conferência da National Fire Protection Association (NFPA), subordinada ao tema “Segurança Contra Incêndios”, que tem como objectivo divulgar as normas NFPA (USA), de forma a aumentar a sensibilização para a segurança de pessoas e bens. A Conferência, que conta com o apoio da Ordem dos Engenheiros, tem como destinatários pessoas e entidades com actividades relacionadas com a segurança contra incêndios urbanos e industriais, desde a concepção e produção de equipamentos e sistemas, à sua instalação e manutenção.
Pretende-se que esta conferência proporcione a troca de conhecimentos e debate, através da divulgação dos conceitos científicos e experimentais na área de segurança contra incêndios em edifícios; a apresentação e estudo de casos reais; os conceitos, os procedimentos e as práticas das normas NFPA na instalação e manutenção de sistemas contra incêndios.Em paralelo com a conferência, que contará com a participação de oradores de NFPA, assim como de outras entidades de reconhecida competência internacional, terá lugar uma exposição de equipamentos e de organizações relacionadas com sistemas de prevenção e combate a incêndios.
A NFPA é uma organização internacional fundada em 1986, que promove o desenvolvimento de normas para protecção de pessoas, bens e meio ambiente, contra os efeitos danosos dos incêndios.Esta organização é, na actualidade, a principal fonte de informação em todo o mundo para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento sobre a segurança contra incêndios.
Mais informações sobre a conferência disponíveis em: www.nfpaportugalconference.com

domingo, outubro 08, 2006

O candidato sem cérebro

Pois é Coimbra, a eterna Coimbra, lá ficou a ver, novamente, Guimarães por um canudo.Já tinha sido no carimbo , agora na cultura.
Custa perder, não por ser aquela cidade, mas por ser a NOSSA cidade a perder.
Há razões para isto? Claro que há e há obviamente culpados.
Em 2001 quando Carlos Encarnação assumiu a funções como Presidente da Autarquia eleito, reservou para si, não delegando a ninguém, a "pasta" Coimbra 2003 -Capital Nacional da Cultura.Era um acontecimento demasiado importante para ser delegado em alguém, muito mais quando se tem o respeito pela cultura que esta vereação tem mostrado NÃO ter.Grande esperança para Coimbra e um eterno agradecimento ao Ministro Sasportes.
Foi um ano em cheio, se bem se lembram.
A cultura tem destas coisas, agrada, dinamiza, projecta.É demasiado importante para se perder.
Perdemos.
O que mais custa , não é a derrota em si, são as palavras da ministra que se referiu a Guimarães como tendo um centro histório, património mundial da UNESCO, cuja intervenção deverá servir de exemplo ( quem conhece sabe que a ministra tem razão) um centro cultural lindissimo, um pavilhão multiusos, para além de outros equipamentos e onde o orçamento municipal para a cultura é muito importante.Ou seja Guimarães tem tudo o que Coimbra não tem. Ao longo destes anos teimamos em lançar foguetes, subsidiar uns ranchos folclóricos e patrocinar o surgimento de enormes superficies comerciais.Teimamos e erramos.
Perdemos todos, mas há culpados.
Não vale a pena chorar lágrimas de crocodilo

quinta-feira, setembro 21, 2006

Mais um mimo

Alguem se lembra, pelo menos, do nome do restaurante ( começava e começa por um D..)

Quem é o senhor de bigode?


Há interessados?


Mais informações..... www.deec.uc.pt

quarta-feira, setembro 20, 2006

Matar saudades....

Bela até de noite ( ou como eram belas as noites).

Praça 8 de Maio remodelada.
Não sei se se recordam, mas, no nosso tempos de estudante, não se descia para a praça, mas sim para a igreja de Santa Cruz.
Pois bem actualmente é assim, o que tem causado alguns transtornos aos cavalos dos GNR ( reparem que cavalos não tem aspas) que abrem a procissão da Rainha Santa por ocasião das festas da cidade.


Os "velhos" Mondego e Universidade, com a sua "cabra" altaneira.


terça-feira, setembro 19, 2006

Bem Vindo

Este nosso novel blog conta com novo colaborador.
Bem vindo emont60 - não sei o que quererá dizer 60 mas, concerteza, não serão as tuas actuais medidas - diverte-nos com boas recordações.

Grande abraço

Advinha quem é o Chairman?

sexta-feira, setembro 15, 2006

Associação dos Antigos Alunos

Não sei se sabem, também não sei exactamente se será importante, em Maio 2005 foi constituida uma Associação de Antigos Alunos de Engenharia Electrotecnica.
Patrocinada pelo DEEC ( houve uma cisão e acontece que houve uns rapazes Eletrotécnicos que decidiram fazer um Departamento de Engenharia Informática. Pasme-se!).
Não sei exactamente para que serve a Associação - AADEEC, mas os estatutos devem ajudar.
Houve uma sessão solene na sua criação e foram tiradas umas fotos, que poderão ser consultadas aqui.
Para os muito interessados nada como consultar a A Comissão Instaladorada AADEEC

Bom fim de semana.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Real República de Coimbra


Se estás em Lisboa muito chateado(a), se te apetece beber um copo, ou talvez 10, se não te deixam entra nas discotecas da moda cheias de Pimpinhas Jardins, finalmente existe a solução: tens a Real República de Coimbra, que fica na zona da Expo e que foi feita a pensar no pessoal que gosta da nossa cidade mesmo que nunca tenha posto cá os pés.

Aqui fica a morada:
Bar Real República de Coimbra
Rua da Pimenta 65,
Zona Norte do Parque das Nações
1990 LISBOA

Esta noticia, muito importante e por ser do interesse publico, foi solenemente surrupiada ao Piolho da Solum.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Jantar

Jantar no Restaurante Chinês de Monte Formoso.
Não tenho a certeza mas penso que aqui já teriamos terminado o curso(não sei como apanhamos o Jerónimo no continente e daí a minha duvida).
Lembram-se do Carlos a recitar poemas (o outro hobbie dele para além das abelhas)?

Queima 85

Onde andam vomeceses?
Há um que se mantem no meio do Atlântico, o António Figueiredo é meu vizinho e os outros....

Alguns, num almoço!



Esta "coisa" foi em Junho/2004, há 2 anos.
A ementa, como já vem sendo habitual a olhar para as barriguinhas, foi leitão.
Aí que fome!

O inicio

Arnaldo,

É para mim um grande prazer receber notícias tuas !

Eu entendo (e acho que é normal) que realmente nem sempre houve e nem sempre haverá temas de conversa que regularmente poderão suscitar o interesse e a viva participação de todos neste nosso espaço
ee80s@dei.uc.pt que o Mário Rela muito gentilmente nos proporcionou mas que, infelizmente, tem tido muito pouca ou quase nenhuma utilidade. Penso que a intenção dele ao criar este espaço não tem nada a haver com o que este espaço tem sido até hoje.


Lembro-me que, de vez em quando, o João Nunes aproveitava este espaço para divulgar informações sobre a Ordem dos Engenheiros. Bom...nunca mais ele mandou nada ? Será que a Ordem fechou ? Será que ele fartou-se de alguma coisa ?

Lembro-me que o Ramiro também fez uso deste espaço algumas poucas vezes.
Lembro-me de alguns poucos emails enviado por ti, pela Graça, Simões, Vergas e por mais alguns poucos. Os outros (a maioria) têm sido meros "espectadores" passivos.

Alguns de nós, talvez por falta de interesse e outros, talvez, por falta de tempo e outros ainda muito certamente pela avançada PDI têm estado 100% ausentes neste espaço.

Ora, se ninguém tiver tempo, interesse ou motivo para, com alguma regularidade, mantermos uma conversa agradável, acho que não custa nada (será ?) cada um de nós, de vez em quando, partilhar com os outros alguns emails com temas humoristicos ou outros que julgue ser interessante para todos (ou quase todos).

É claro que esse desinteresse, entre outras causas, também tem muito a haver com a PDI. Quanto mais avançada for a PDI maior é o desinteresse em relação a muitas coisas que, quando jovens, adoravamos ! Em alguns casos, a PDI é tão forte que pode mesmo causar o desinteresse por certas amizades do passado. Em alguns casos mais graves, quando a Distância e a PDI se juntam numa mesma pessoa o efeito é simplesmente impressionante.

Acredito que o simples acto de, regularmente, enviar e compartilhar emails com anedotas ou outros temas eventualmente interessantes ajuda a manter vivo o que restou das relações humanas que estabelecemos no passado e que, no que me diz respeito, tenho muito boas recordações. Se pudesse, eu não me importaria nada em regressar ao passado. E se dependesse de mim, eu voltaria a escolher os mesmos colegas e voltaria a fazer as mesmas amizades !

A "regularidade" com que envio emails para o nosso espaço
ee80s@dei.uc.pt é a forma que encontrei para cobrir as minhas ausências nos almoços que (raramente) vocês organizam e sentir-me "virtualmente" mais próximo de vocês!

Acredito que, alguns de nós sejam mais sensíveis que outros no que toca ao valor que actualmente atribuem às afinidades e aos sentimentos de companheirismo, camaradagem, amizade e solidariedade que nos uniu no passado. Quanto valerá isso hoje ?! Que utilidade terá isso hoje ? E que é que se ganha com isso hoje ? Valerá a pena a persistência ?

Talvez eu seja tão simplesmente mais um pobre saudosista (no bom sentido do termo). E, se calhar, nem todos somos tão saudosista quanto pensavamos que eramos na altura em que o Mário Rela se predispôs a criar este espaço. Será este o nosso "problema" ?!

Um grande abraço.

Van-Dunem


Como tudo na vida há um ínicio.
Esta mensagem entre colegas despoletou este espaço.
Um espaço que partilharemos quando quizermos, quando viermos, sobretudo para "matar" essas malditas saudades.